varas

Viveiros - Varas

É a espécie Vitis vinifera que produz as uvas a partir das quais se produzem os melhores vinhos. A espécie Vitis vinifera de origem europeia possui inúmeras castas, das quais cerca de 342 são cultivadas em Portugal.

A casta que o viticultor vai instalar na sua vinha é da máxima importância, quer recorra a bacelos enxertados ou a enxertia em local definitivo. Assim é fundamental a existência de material vegetativo de garfos Vitis vinifera de qualidade, sendo que esta se refere não só à inexistência de problemas sanitários que limitem o tempo de utilização da vinha mas também que garantam a qualidade da produção a obter.

Desde há muito tempo que a nossa empresa se preocupa com a qualidade desse material, por isso, entramos no programa de selecção clonal JBP (com apoio de institutos internacionais com grande expressão no sector vitícola: FH Geisenheim (D), ENTAV (F) e Davis (USA)), onde tentamos encontrar materiais que para além de isentos de viroses, e outras doenças, nos desse garantia de uma produção equilibrada e que desse resposta às necessidades do vitivinicultor.

Dispomos por isso de um vasto nº de clones, das castas mais importantes, de obtenção JBP e também de selecção da RNSV (obtenções do ISA e da EAN), mas neste ultimo caso, apenas os que nos dão garantias sanitárias. Actualmente fornecemos material Vitis vinifera, para viticultores e também para colegas viveiristas. 

Todos os nossos campos pés-mãe de garfos são submetidos ao controlo dos Serviços Oficiais. 
 
A recolha dos materiais é realizada por pessoal especializado, separadamente e identificado por casta/clone, parcela de origem e categoria de certificação.

Actualmente dispomos de cerca de 60 ha campos pés-mãe capazes de satisfazer a quase totalidade das necessidades nas castas mais procuradas.