Marquês de Montemor

Marquês de Montemor é a marca principal para o mercado nacional. O Marquês de Montemor foi, no século XV, alcaide da então vila de Montemor-o-Novo, tendo sido agraciado com o título de condestável pelo rei D. Afonso V, este celebrizado pela conquista de Tânger. Depois do falecimento de Afonso V, o Marquês entrou em conflito com o filho. Interessado por esta figura da alta nobreza montemorense, Jorge Böhm publicou, juntamente com o historiador Jorge Fonseca, o livro D. João, Marquês de Montemor-o-Novo (Dinalivro, 2010). Dorina Lindemann registou posteriormente a denominação como marca da Quinta da PLANSEL. A Quinta da Plansel pretende com esta gama de vinhos frutados e expressivos, honrar o homem com o qual partilhamos a mesma filosofia e paixão pelas castas nativas portuguesas. O retracto deste extraordinário estrategista, cujo original se encontra exposto na Câmara Municipal, é a imagem escolhida para identificar os rótulos desta linha. Estes maravilhosos vinhos, criados a partir das variedades do norte em união com as castas do sul, são o resultado da dedicação da equipa de enólogos, Dorina Lindemann e Carlos Ramos.

Plansel Selecta

A Quinta da PLANSEL teve o seu início com o objectivo de promover, através do estudo e trabalho de Jorge Böhm, o melhoramento varietal das castas autóctones de referência e de importância regional em Portugal. Nos anos 70 e no início da década de 80, as vinhas ainda eram enxertadas em Portugal no local com garfos de castas mistas. Em memória dessa actividade pioneira, e tendo em vista a certificação de material de plantas monocasta certificadas, foi criada a marca “PLANSEL SELECTA”. Plansel é uma aglutinação de Plantas Seleccionadas, fazendo referência ao trabalho de seleção das videiras. A linha Plansel Selecta caracteriza-se pelo caracter elegante, distintivo e de qualidade superior dos vinhos criados no peculiar terroir de Montemor-o-Novo. Todos os vinhos desta gama têm como base Tinta Barroca, Touriga Franca e Touriga Nacional, tendo como ex-libris as respectivas monocastas.

Dorina Lindemann

A linha “Dorina Lindemann” apresenta-se como a nova linha de vinhos, especialmente vinificados pela própria Dorina. Nestes vinhos, a enóloga deu particular atenção às suas castas preferidas e gosto pessoal. A extraordinária qualidade e caracter distintivo destes vinhos de excelência é garantida pelo próprio nome nos rótulos.

Family Estate

“Family Estate” representa a linha Premium da Quinta da Plansel, uma gama de vinhos exclusivamente de edições limitadas. A maioria destes vinhos estão prontos no início do Outono, e dado o número limitado de garrafas, as reservas são feitas muito antes de os vinhos estarem prontos. Os vinhos desta linha resultam da vindima à mão das melhores uvas que existem nas mais nobres vinhas da Plansel.

Especialidades

Esta categoria é o resultado da elevada actividade experimental e da procura contínua de novos tipos de vinho. Os vinhos espumantes e Bag in Box, tornaram-se sem dúvida uma aposta válida na comercialização dos nossos vinhos. O vinho Capela de Sta. Margarida, corresponde às recomendações do D.O.C